segunda-feira, 16 de maio de 2011

Você já foi vítima ou fez alguém vítima pelo ciúmes?


Olááááááááááá.
Que frio! Tbm, já estava mais que na hora.
Seguindo a dica da minha amiga Sim, vamos falar de CIÚMES!
Quem nunca foi vítima ou fez alguma vítima com o tal do ciúmes?
Mas claro, alguns passam da medida e tornam-se super-mega-hiper-plus advanced ciumentos. Dai nã rola mesmo continuar sofrendo (ou fazendo sofrer)
Então, bora ler a reportagem abaixo e responda

 Você já foi vitima ou fez alguém vitima pelo ciúmes?

Bora blogar!
Bjs!
Preta Santi
Comportamento de um (a) ciumento (a)

''Este telefone que não pára de tocar, está sempre ocupado quando eu penso em lhe falar. Quero então saber logo quem lhe telefonou, o que disse, o que queria e o que você falou.'' Os versos da música Ciúme de Você, de Roberto Carlos, mostram o típico comportamento de alguém ciumento.

''Essas pessoas, geralmente, olham o parceiro como sendo sua propriedade'', explica Eduardo Ferreira Santos, psicoterapeuta e autor do livro Ciúme, o Medo da Perda (Ed. Claridade). Apesar de parecer um monstro, quando bem dosado, o ciúme pode ser benéfico para o casal. ''Pequenas pitadas são necessárias porque entende-se que quem ama zela'', diz Ildo Rosa da Fonseca, terapeuta familiar. 
Quando o ciúme vira problema
O ciúme pode deixar de ser saudável num piscar de olhos. ''A principal pista de que se exagerou na dose é quando o ciúme indica que algo não está bem no relacionamento'', diz Eduardo. O estado patológico combina uma série de emoções, como ansiedade, depressão, raiva, vergonha, insegurança, culpa e até vingança. A pessoa começa a seguir o parceiro para ver onde vai, depois vasculha seu celular para saber para quem ele ligou e, na busca por uma prova de traição, chega até a proibi-lo de sair de casa. 

Quem experimenta a situação sofre demais. ''A ciumenta (o)  acredita que, por causa da sua dor moral, tem todo o direito de fazer com que o parceiro (a) sinta o tormento na pele. Daí protagoniza escândalos em lugares públicos ou parte para a agressão. Nesse ponto a melhor saída é buscar ajuda profissional e avaliar se a relação está mesmo valendo a pena.
7 atitudes para acabar com o ciúme

1. Pense muito antes de despejar suas frustrações no parceiro. Com a emoção à flor da pele é muito fácil passar dos limites e fazer bobagens. 
2. Converse com seu amado e ouça o que ele tem a dizer. Exponha o que você pensa, sem medo de mostrar suas inseguranças. 
3. Mantenha-se tranqüila. Vale praticar uma atividade relaxante ou um exercício de respiração. 
4. Saia com as amigas, divirta-se com outras pessoas que não seja o companheiro. 
5. Lembre que é impossível manter ao seu lado uma pessoa que se sente acuada. Permita que o parceiro tenha vida social. 
6. Envolva-se em uma nova atividade, pode ser um esporte, um curso, um trabalho artístico ou voluntário. 
7. Mantenha a auto-estima elevada. Coloque uma roupa bacana, arrume o cabelo e deixe de se comparar a outras mulheres (homens).

Ciúme: Questões para você refletir 

1. Não seja a mãe 
Zelar é querer o bem do outro. Ter ciúme demais é querer ''ser dona'' dele. Cuidado! 
2. Confie no seu parceiro 
Sempre que o ciúme aparecer, converse e exponha seus sentimentos. Isso evita brigas e desconfianças. 
3. Valorize-se 
A segurança que você busca em seu parceiro também existe dentro de você. 
4. Observe-se 
Analise o seu ciúme. Se ele tem ver com seus relacionamentos passados, esqueça-o. 
5. Enfrente a situação 
Não valorize demais a pessoa de quem você tem ciúme. Afinal, todo o mundo tem seus defeitos
6. Admita o que sente

Para lidar com essa sensação não basta ter consciência de que ela existe. É preciso assumi-la! Feito isso, dedique-se a reconhecer a origem do seu ciúme. Segundo o psiquiatra Eduardo Ferreira Santos, pode se tratar, apenas, de um traço de sua personalidade. Uma pessoa insegura e com baixa autoestima, por exemplo, sofre porque teme o abandono. Porém, a ciumeira também pode surgir por um motivo social. "Muitas vezes, ele aparece em um momento emocional delicado, como quando a mulher engorda", explica o médico.
7. Reflita sobre o seu ciúme

Lembre-se de um ataque de ciúme recente. Tente perceber qual era seu medo naquele momento. É importante localizar de forma objetiva quando e como ele surgiu. E fuja da tendência de culpar o outro! Alguém só se torna seguro à medida que consegue reconhecer as próprias inseguranças.
8. Confesse

Segundo Willy Pasini, autor de Ciúme - A Outra Face do Amor, conversar com o parceiro (a) sobre sua insegurança é melhor do que reprimi-la. Então, quando algum comportamento dele (a) incomodar você, fale! Mas com calma, pois não se trata de um inquérito. Assim, chegarão a uma solução juntos. "Só tome cuidado para não se tornar repetitiva", alerta Santos.

19 comentários:

  1. Ciumenta eu? Imagina!
    rsrsrsrsrs

    Sou ciumenta de carteirinha sim.
    (deve ser por isso q estou ENCALHADA)rsrsrs

    Mas não é culpa minha. Só arrumei mulherengo.
    Um ficava comigo e pegava as advogadas da vida.
    Outro, dizia q me amava e engravidou outra!!!
    Eu mereço isso?
    Dai, armei o barraco, é claro, e fiquei c/ fma de ciumenta doida.
    Mas fazer o que? Quem sabe não arrumo um gatinho que seja somente gatinho, e não uma ovelha puladora de cerca!
    hahahahaha

    Marina Naie, vinte e alguns anos, consultora de editorial.

    ResponderExcluir
  2. Já fui vitima de um ciumes quase que incontrolável.
    Meu ex me proibia de falar c/ pessoas, me fez abandonar meu emprego e chegou ao ponto absurdo de me proibir de falar c/ minha familia.
    Eu apaixonada, cedia a todos seus mandos e desmandos.
    Qndo os gritos e ofensas deram lugar as ameaças não suportei mais. Separei e tive que mudar de estado p/ acabar c/ as perseguições dele.
    Hoje sou feliz, tenho amigos, um trabalho que amo e uma pessoa maravilhosa ao meu lado que me ama e acima de tudo me respeita.

    Karen
    29 anos
    Ambientalista

    ResponderExcluir
  3. Não sou ciumento e também estou naufragado! Sim “naufragado”, porque encalhado eu estava algum anos atrás kkkkk....
    Fui obrigado a ser um ciúme moderado, porque era acusado de insensibilidade e falta de atenção. Tenho mais o que fazer do que monitorar a vida de alguém!!! Cada um sabe o que faz, e o que deseja para si.
    Homem nenhum presta, digo isso por conhecimento de causa kkkkk... Eu particularmente não trairia, não acho sentindo iniciar relacionamento sem confiança, meu tempo de experimentar novidades já passou, agora e hora de construir um lar, vou até o fim do mundo se necessário para encontrar meu futuro marido kkkkkk...
    Pesquisa diz que homens traem pelo "efeito novidade" e mulheres, por vingança.
    Para felicidade dos homens, 90% das mulheres ouvidas são (ou se dizem) fiéis. Já entre eles (e para desespero delas), o percentual de fidelidade é bem menor: 60%.

    Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2008/08/06/pesquisa-diz-que-homens-traem-pelo-efeito-novidade-e-mulheres-por-vinganca.jhtm

    P.S.: Nossa! Faz tempo não escrevo aqui kkkkk.... É a falta de tempo, estou muito aplicado em meus estudos. A voz passiva aqui, não pode ficar sozinha na oração, tem que ter uma voz ativa kkkk... No máximo faz complemento com sujeito indeterminado. É pura gramática. Kkkkk...

    Bye bye bye

    ResponderExcluir
  4. Não sou ciumenta, mas já dei um barraco imenso por ciumes.
    No casamento de uma amiga (prima do meu namorado), vi o desgraçado abraçando uma loira linda e boazuda.
    Não pensei duas vezes, agarrar uma loira na frente de meus amigos enqto eu estava fora (tinha saido p/ comprar um remedio p/ minha sogra). Bom, chegando fui logo pra cima e lasquei um tapa na cara da safada e joguei um enfeite de mesa na cabeça do ordinario.
    O problema é que, ela era uma irmã dele q eu não conhecia, que morava em Londres e disse q não poderia vir p/ o casamento devido ao trabalho, pq ela é medica, mas na verdsade queria fazer uma surpresa p/ a familia.
    Bem, não precisa dizer né.
    O namoro acabou e fiquei c/ fama de ciumenta.
    kkkkkkk

    Evelyn - 25 anos - dentista

    ResponderExcluir
  5. "Tenho mais o que fazer do que monitorar a vida de alguém!!! Cada um sabe o que faz, e o que deseja para si".

    Adorei seu comentários Koori.
    Caraca, que chute no saco.

    Concordo plenamente. Esse negócio de ter que ficar controlando não é comigo.
    Mal consigo controlar a minha agenda, se tiver que ter crise de ciumes,enlouqueço, pois um dos requisitos principais para um bom ciumento é TEMPO.
    E isso não tenho nem pra mim mesmo, imaginem para despediça-lo a perseguir terceiros! kkkk

    Thiago, gineco-obstetra

    ResponderExcluir
  6. Sou o tipo de ciumenta controlada.! Apesar que tenho ciúmes fácil, sei controlar.! Meu namoro de quase 5 anos me ajudou a melhorar muito nessa questão, já fiz barraco demais com o rapaz, se eu contar o que fiz uma vez os homens correm de mim,depois nesse namoro os papéis inverteram aí eu que tb fui prejudicada pelo ciúme, mas enfim, hoje com toda maturidade dou xilique com a pessoa só quando estivermos nós dois numa conversa, mas na frente dos outros não, acho até que seria uma falta de respeito.! Tá, confesso, meu ciúme é muito, não por desconfiança, as vezes acho egoísmo meu, mas tenho ciúmes de tudo, meus amigos (esses sabem controlar a situação dizendo coisas gracinha pra mim para me acalmar,porqe sabem a ciumentinha que eles tem na vida deles..rs') minha irmã, minha vó, do meu quarto, enfim.. kkkk²¹² uma ciumenta com ciúmes bobos, mas um ciúme saudável, não querendo controlar ninguém.! jamais ficaria de cara feia por ciúmes para que notem meu xilique, jamais deixaria que meu ciúme prejudique meu relacionamento com as pessoas que sinto ciúmes, jamais controlaria alguém por ciúmes, bem, meu ciúme é tolerável, é um ciúme bonitinho.. hahaha²¹² é, eu sou ciumenta ;p

    ResponderExcluir
  7. HUM!!!
    CIÚMES BONITINHO? QUE GRACINHA VC INGRID.
    NÃO CONSIGO IMAGINAR VC TENDO UM "XILIQUE" GURIA.
    ESTE TAL "CIÚMES BONITINHO" QUE TÚ CITOU, É MAIS UM DE SEUS ENCANTOS.
    BJS

    WILLIAN JR. FOTO-JORNALISTA

    ResponderExcluir
  8. infelizmente sou a rainha da baixaria.
    sou ciumenta, assumo.
    já dei escandalos em casa de amigo, restaurante, barzinho, casa noturna, casamento, batizado, supermercado e no consultório médico (pq a médica q ele ia era mto bonita e dava em cima dele)
    pra resumir, sou ciumenta, barraqueira assumida e mesmo assim ele esta comigo faz 4 anos. ele me ama, ou tem medo de me deixar kkkkkk.
    bjs.

    luiza, 21 anos, assistente adm.

    ResponderExcluir
  9. TENHO CIÚMES SIM.
    SEI QUE POR ALGUMAS VEZES EXAGERO, MAS NÃO CONSIGO FICAR QUIETO DIANTE DE UMA INVESTIDA DE UM SAFADO.

    JÁ BRIGUEI, BATI E DEI ESCANDALOS (É, HOMEM TBM FAZ ESSAS COISAS), MAS FIZ PQ AMO ELA DEMAIS.

    PORÉM, AMAR ELA DEMAIS, NÃO SIGNIFICA DISCUTIR C/ ELA, DUVIDAR DELA, NADA DISSO.
    MEU CIÚMES É DIRECIONADO EXCLUSIVAMENTE AO BABACAS QUE INSISTEM EM CANTAR MINHA GAROTA.

    MAS ELA NÃO GOSTA DE MINHAS ATITUDES (QUE EU ME ENVERGONHO DE TOMA-LAS), E POR ELA NÃO GOSTAR, ME DISPENSOU E HOJE ESTOU AQUI,SOFRENDO MUITO POR ESTAR SEM ELA.

    ResponderExcluir
  10. Ciúmes!!! Não vou negar que ja tive mas sinceramente, não sou do tipo que busca motivos para sentir.

    Minha concepção da razão não me permite ir além da barreira que separa o real da "paranóia".

    Claro que eu não gostaria de saber que alguém estaria "dando em cima" da minha garota mas daí a imaginar coisas que muitas vezes se passam apenas em nossas massas cinzentas, e pior, culpar, discutir e até mesmo brigar com o "amore" só porque acreditamos que ela contribuiu de alguma forma para aquela situação, aí o ciumes passa do "ciúmes bonitinho" para insegurança e falta de confiança em si mesmo.

    Vale mesmo a pena correr o risco de perder quem ou oque realmente amamos por pura falta de compreensão, confiança e diálogo?



    Para descontrair: O que TODO homen diz quando a namorada está com ciúmes??

    "Você está ficando looooouca!"

    kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. hahaha¹²¹ Will nem queira mesmo imaginar eu numa situação de "xilique", é coisa rara de acontecer mas qndo acontece é de outro mundo.! e seu comentário sobre meu ciúme bonitinho, vou levar como um belo elogio *-* tudo de bom pra você sempre Will.! bju =*

    Zeic ;D gostou da minha expressão de ciúme bonitinho neh? rsrs (LL'

    Ingrid, enfermeira (yn)

    ResponderExcluir
  12. Ciúmes é uma coisa complicada.
    Já tive ciúmes, mto ciúmes, mas no geral sofro calada.
    Prefiro sofrer e manter a pose de "indiferente", mas não é verdade, por dentro estou morrendo.
    Mas nunca tive coragem de um grande escândalo por amor.
    Me arrependo, pq não fiz, mas fui vítima de alguns, e sofri.
    Hoje, prefiro estar sozinha a sofrer vítima de ciúmes novamente.

    Sim!
    31 anos,
    Administradora

    ResponderExcluir
  13. Oii gente qnt tempo muitas saudades de vcs !!!
    Mas vamos ao tema tao polemico ciumes o grande vilao dos relacionamentos... Eu confesso sou ciumenta sim e dai ??? rsrs é logico que tudo tem um limete mas quem é que consegue tudo na medida certa ?? Eu sou uma ciumenta por natureza mas sei me controla qnd é preciso.
    E meninos qnd nós mulheres desconfiamos é por que algo tem ,entao por favor nao nos chamem de LOUCAS isso chega ate ser agressivo a nossa inteligencia e sentidos.
    Gente como é bom blogar bjs a todos!!!

    ResponderExcluir
  14. É verdade... Todo homem diz q a mulher esta LOUCA quando demonstramos ciúmes. Principalmente o ciúmes pautado em verdade.

    Já fui chamada de louca, e por vezes até acreditei ser.
    Fui louca sim!
    Louca de ter acreditado.
    Louca por ter amado.
    Digo que fui louca até por ter sonhado com coisas impossíveis.

    Agora, dizer se sou ciumenta... Hum...
    Fui sim. Muito.
    Mas não adiantou absolutamente NADA.

    Portanto, prefiro ser o q sou hoje, uma solitária convict, a ter q ficar sonhando com um relacionamento perfeito.

    Danni del'Vecchio
    Advogada - EUA

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Um dia ouvi a frase que: "Ciúmes é coisa de mulher insegura".
    E é verdade!
    A questão é: Pq me sentia insegura?
    Um relacionamento em que sempre somos colocadas como segunda, terceira, quarta isso se pontuamos, isso sim deixa uma mulher insegura (e a consequência disso, ciúmes).

    Hoje, descobri que não sou a ciumenta louca que um dia pensei ser.
    Descobri também que não quero ser colocada em primeiro lugar. Quero simplesmente ser A ÚNICA!

    Marie,
    Advogada.


    PS: A carapuça serviu tanto, mas tanto, que foi necessário moderar. Tá vendo como quem é "da vida" sabe que é! hahaha!!!

    ResponderExcluir
  17. Como diria Pessoa:

    "Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito."

    E como diria a raposa que queria ser cativada pelo Pequeno Principe:

    "On ne voit bien qu'avec le coeur.
    L'essentiel est invisible pour les yeux."


    Fugi do tema Ciúmes, eu sei rsrs Mas foi necessário!
    Aprendi que certas coisas não devem ser ditas quando o senso de humor não está presente ;)

    ResponderExcluir
  18. Oi Zeic!

    Você não fugiu do tema, pelo contrario me deu uma brecha para fazer um comentário.

    O ciúmes na literatura, antes uma pequena frase:

    “Se, por não sei que excesso de socialismo ou barbárie, todas as nossas disciplinas devessem ser expulsas do ensino, exceto uma, é a disciplina literária que devia ser salva, pois todas as ciências estão presentes no monumento literário”. Roland Bartes Lingüista

    O grande dramaturgo Shakespeare, já nos mostrou até onde o ciúmes pode nos levar em “Otelo, o Mouro de Veneza”. Toda história gira em torno da traição e da inveja.

    Um pequeno resumo:

    Otelo, totalmente descontrolado, foi à procura de sua esposa acreditando que ela o havia traído e matou-a em seu quarto.
    Após isso, Emília, esposa de Iago, sabendo que sua senhora fora
    assassinada revelou a Otelo, Ludovico (parente de Brabâncio) e Montano
    (governador de Chipre antes de Otelo) que tudo isso foi tramado por seu
    marido e que Desdêmona jamais fora infiel.

    Agora valorizando a literatura brasileira, em “Dom Casmurro” um romance escrito por Machado de Assis. Acredito que todas conhecem kkkkk... Nosso peculiar narrador Bento Santiago, descreve com detalhes a suposta traição de Capitu!

    Capitu traiu ou não traiu? Eis a questão! Ninguém saberá ao certo(a não ser seu criador kkkk...), porém a historia e narrada pelo suposto traído, portanto, são mesmo confiáveis os argumentos dele!!!


    P.S.: “A vida imita a arte” ou “Arte imita a vida”!

    ResponderExcluir
  19. Olá Koori!

    Belo exemplo do ciúmes na literatura!

    Bom, Bento tinha muitos motivos para crer que houve traição tanto por parte de seu "amigo" Escobar quanto pela sua "inocente" Capitu. Se bem me lembro, houveram duas ocasiões em que Bento chega em casa e se depara com a presença do amigo no corredor próximo ao quarto de sua amada. Em uma dessas ocasiões o amigo diz ter esperado Bento porque Capitu estaria "doente" em sua cama! (Aaah ta! Aham!).
    Sem contar os detalhes citados em relação a semelhança física e comportamental do herdeiro com Escobar, observada por ambos os pais.
    Sem falar ainda na astúcia da pequena Capitu enquanto criança e suas habilidades para esquivar-se de situações na qual crianças na idade dela facilmente se delatariam.
    Os argumentos do traído são mesmo muuito confiáveis, no entanto, meu senso de justiça me impede de observar culpa na suposta traidora sem dar a ela chance de defesa. É uma pena que tanto a personagem quanto seu criador tenham morrido.
    Como bem disse, nunca saberemos!


    P.S.: Ambos!

    ResponderExcluir